MEMBRANA DE OSMOSE REVERSA ENTUPIDA

COMO FUNCIONA A MEMBRANA DE OSMOSE REVERSA:

As membranas de osmose reversa/inversa são confeccionadas em material semipermeável por onde a água é forçada a superar a pressão osmótica através do uso de bomba pressurizadora, retendo até 99,9% dos íons presentes, passando a ser uma solução praticamente nula de sais.

POR QUE A MEMBRANA ENTOPE:

Devido à sua atividade filtrante, é normal que as membranas estejam sujeitas a incrustações por material suspenso ou solúvel na água de alimentação, ocasionando o seu entupimento. Tal fenômeno é ocasionado principalmente pela precipitação de carbonatos e sulfatos de alcalinos terrosos (cálcio, magnésio, bário), óxidos de metais, sílica, e depósitos orgânicos ou biológicos. Existem alguns métodos para saber o potencial de incrustação, um deles é o LSI (Índice de Saturação Langelier) que prevê a estabilidade do Carbonato de Cálcio da água, prevenindo maiores danos nas membranas. Além do LSI, os softwares dos fabricantes de membranas informam sobre o risco de precipitação nas condições projetadas de operação.

VIDA ÚTIL DA MEMBRANA E MANUTENÇÃO ADEQUADA:

A vida útil das membranas dependerá muito da operação, do pré tratamento e da manutenção do sistema de osmose reversa podendo chegar a cerca de 5 anos. Algumas alterações nas condições de operação do sistema indicam  a necessidade de uma lavagem química para recuperar as membranas entupidas como por exemplo, a diminuição da vazão do permeado, aumento da pressão da alimentação para manter a vazão do permeado, aumento da passagem de sais e diminuição da qualidade da água do permeado. Outro fator importante para preservar as membranas é a remoção de cloro antes de entrar no sistema, pois compostos oxidantes danificam permanentemente as mesmas.
(solicitar auxílio técnico)

USO DE AGENTE ANTINCRUSTANTE:

O antiincrustante é uma solução utilizada como pré tratamento a fim de prevenir as incrustações nas membranas de osmose reversa, além de reduzir a precipitação de ferro, alumínio e metais pesados. A dosagem do antincrustante será calculada conforme a quantidade e qualidade da água, podendo se adicionar o líquido padrão em 2 a 6 ppm, ou pode se calcular a dosagem apropriada com um software profissional de acordo com uma análise de água e a situação global do sistema.
(solicitar auxílio técnico)

COMO RECUPERAR MEMBRANA

Para a recuperação das membranas de osmose reversa com incrustações inorgânicas é necessário a realização de uma limpeza química a base de ácido fosfórico, clorídrico ou ácido cítrico, conforme indicado pelo fabricante do sistema de osmose reversa. As incrustações podem ser por matéria orgânica também, nesses casos a limpeza química se dará pela aplicação de solução alcalina, sendo geralmente o hidróxido de sódio, que também deve ser indicado pelo fabricante. Outras incrustações exigem estratégias mais sofisticadas, sendo que algumas vezes pode nem valer o custo da recuperação da membrana.

máquina de osmose reversa Yporã

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.